terça-feira, 11 de maio de 2010

Definição de Cultura e Valores Organizacionais

A cultura organizacional é uma característica distinta, que varia de empresa para empresa, são valores incorporados durante sua formação e que são enraizados com o passar do tempo, proveniente muitas vezes do próprio dono ou atribuído por determinado modelo de gestão.
É Basicamente os costumes e formas de trabalho da organização ou seja um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros da organização.
Podemos usar como exemplo a empresa GOOGLE – Cultura que defende a liberdade de seus funcionários, sem ter horário fixo. Cada funcionário faz seu próprio horário.
Possui bicicletas para se mover de um lugar ao outro da empresa, campos de futebol, salas de jogos, salas de massagens, refeições de alto nível, um exemplo de inovação em cultura organizacional, sendo chamado por muitos como emprego dos sonhos.
Os princípios são importante quanto as necessidades a serem satisfeitas é a forma com que procuramos atende-las. Nossa habilidade para criar qualidade de vida depende do grau em que nossas vidas se encontram alinhadas com a realidade - ex: quando tentamos satisfazer necessidades humanas. Essas realidades são os "princípios", que estão alem dos valores pessoais .
A nossa vida é dividida em muitos papeis: marido, esposa, pai, mãe, irmão, professor, líder comunitário, estudante, técnico, gerente etc. Grande parte de nosso sofrimento tem como origem a percepção de que o sucesso que obtemos em um papel é alcançado as custas de outros papeis, que talvez sejam mais importantes do que aquele a que estamos dando prioridade: excelente técnico, mas mau gerente; líder carismático, mas péssimo pai. A identificação de papeis amplia o sentido de qualidade de vida: a vida não esta restrita a um emprego, a uma família ou a um relacionamento em particular. Mas a tudo isso junto.

7 comentários:

  1. Bom dia Amanda!

    A cultura organizacional envolve basicamente os “deveres” que as pessoas devem cumprir em relação ao seu local de trabalho. É formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. Como o próprio nome sugere, é um tipo de organização com conscientização e responsabilidade.

    Gostei muito do seu post, que explicou de forma clara, trazendo como exemplo a empresa Google.

    Aguardo os próximos posts!

    Até mais!

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  2. ola amanda muito interessante seu tema voce explicou de uma forma muito clara e legal....

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  3. A CULTURA ORGANIZACIONAL E O QUE PODE LEVAR A EMPRESA PRA FRETE OU PARA TRAS...MAIS TBM PODEMOS DIZER QUE PARA MUDA-LA AS VEZES E MUITO COMPLICADO , POIS TODOS OU MUITOS NAO COOPERAM PARA QUE A MUDANCA ACONTECA, POIS TODOS ESTAO ESTAGNADOS ACOSTUMADOS COM O QUE FAZEM E COM UMA VISAO FECHADA PARA O FUTURO, E PARA QUE O COLABORADOR VISUALISE ESTE FUTURO E PARA QUE A EMPRESA TENHA UM FUTURO CADA VEZ MELHOR, ELA TEM QUE MOSTRA PARA SEUS COLABORADORES QUE A MUDANCA E PARA A MELHORIA E A ADEQUACAO CADA VEZ MELHOR NO AMBIENTE DE TRABALHO.
    BEIJOSSSSSS

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  4. Bom dia querida, realmente consiliar vida pessoal com a profissional não é uma tarefa facil, nos seres humanos somos emotivos e temos muita sensibilidade de tomar para si a tarefa de tentar ser o melhor e com isto acarreta a muito trabalho e pouca lazer. Talves nos comportamos assim por receio de perder um cliente ou até mesmo o proprio emprego ou cargo que ocupamos. O mercado esta tão competitivo que não há mais espaço para trabalhos ou serviços ruins e isto gera competitividade fazendo com que as organizações requeira mais desempenho de seus colaboradores. Tem pessoas que tem o perfil controlador de si mesmo consegue manter os seus principios se adquando ao da organização que se encontra mais a maioria encontra dificuldade, na verdade a muitas empresas que ainda vê o funcionario como uma despesa ou uma maquina e não como "gente" ou melhor pessoas que tem sentimentos, como foi falado na palestra o interessante para muitas é pagar o salario combinado e nunca a mais do que isto. Assim defino eu e meu colega Rodrigo Tovani como consultores que sabe que parafuso apertar, e na maioria das vezes as empresas continua pagando aos que não sabe que parafuso apertar. Pegadinha simples mais geradora de custos e custos muito alto, porque o importante é nunca valemos pelo que temos e sim pelo que somos. Estas coisas acontece principalmete em empresas familiares que sempre estão fechada a ideias, inovações e conhecimentos baseados a tecnologia pois a cultura de antecedentes continua no topo da hiererquia das mesmas.

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  5. Amanda..

    Seu blog com alguns "probleminhas" técnicos, mas estamos trabalhando para resolvê-los o mais rápido possível!

    Quero comentar sobre o filme "O Diabo Veste Prada", sobre a personagem Miranda, a chefe "temida" pelos funcionários. Geralmente, pessoas como ela, têm uma visão muito clara de futuro para a empresa, um planejamento maravilhoso, uma equipe dedicada para atingir os resultados, porém quando questionadas sobre o que desejam para seu futuro, elas conseguem apenas se referir à empresa, esquecem que são pessoas que um dia já tiveram seus sonhos pessoais. Saber o que você deseja para si é o que dá sentido para seu trabalho, mesmo que seja árduo. É por isso que não adianta trabalhar tanto se você não sabe o que isto lhe trará a longo prazo para sua vida pessoal. Isto serve para refletirmos e busquemos traçar nosso destino e jornada boas escolhas, tanto para vida profissional quanto pessoal.

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  6. Bom dia Amandinha, já trabalhamos juntas e sem muito bem como interpretar este tema, quando fazemos parte de uma determinada organização logo queremos compartilhar nossos conhecimentos e principalmente absorver informações para que tudo sai perfeito, mais ai é que somos supreendidos porque quando não é o nosso proprio executivo que nos barra é nossos chefes (Diretores). Com vc aprendi ao longo tempo de convivencia que o trabalho em equipe pode funcionar muito mais quando se tem motivação daqueles que lutar pelo melhor como vc, do que estar na organização pelo salario. Uma pessoa (Colaborador) jamais pode mudar a cultura de uma empresa mais pode fazer com que o superior tenha visão dos que realmente veste a camisa da empresa. Para ser bom não precisa falar e sim ser bom no que faz e eu aprendi isto com vc sempre tendo o diferencial na hora de ouvir e executar como proposto pela hierarquia. Tempos bons aprendi a separar vida pessoal com a profissional, consegui terminar o curso de Administração de Empresas de tanto vc insistir ou melhor acreditar em mim Amanda, busquei meus principios hoje tenho minha padaria, casei e moro na cidade que sempre quis CURITIBA. Hoje entendo porque passei por tantos processos, não vi mudanças da empresa que trabalhamos juntas mais de uma coisa tenho certeza vc fez muita falta, porque com seu jeitinho vc conseguia colocar as coisas em ordem mais com um diferencial com sabedoria, porque aguentar certas coisas, só vc mesmo. Obrigada por me insentivar a ser uma pessoa melhor. Te espero aqui em Curitiba tá. Bjossss

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